Ainda que muito divulgado e discutido no momento o assunto home office, vou deixar aqui minha contribuição sobre esse assunto.

Inicio de março de 2020, somos surpreendidos por uma pandemia. É preciso ficar em casa. Muitos foram pegos de surpresa e precisaram arrumar um cantinho em casa para ser o local de trabalho, ser o seu escritorio.

Muitas residências não estavam preparadas para também ser local de trabalho. O usuário, em muitos casos, até então, tinham a casa para dormir e poucas atividades diárias em casa, passando a maior parte fora de casa, nas suas atividades de trabalhar e estudar.

E de repente é preciso ficar em casa para trabalhar. Apesar da ferramenta principal ser um computador ou notebook para muitas pessoas, sem grandes intervenções, com equipamentos, é preciso um espaço minimamente adequado e confortável.

O que fazer para melhorar minimamente esses espaços que agora também são espaços de trabalho?

Vou colocar aqui alguns tópicos.

Iluminação: nem sempre é possível ter iluminação natural ou iluminação adequada. Para quem optou em trabalhar no quarto ou mesmo na sala, muito provável é que a iluminação seja do tipo mais aconchegante e essas iluminações não são favoráveis para o trabalho.  A sugestão para o momento é adquirir um spot de mesa ou de garra que possa prender em algum local, com uma luz branca. É algo bem simples de se resolver e que fará muita diferença na sua produtividade.

Ambientes fechados que não tem vista: Isso é mais comum do que se imagina. Um quarto ou mesmo uma sala confinada no meio de outros edifícios, sem vista e pior até sem sol. Abre-se a janela e dá com uma parede ou de cara com o vizinho sem a menor privacidade.

Eu particularmente não me vejo em um espaço assim.

A primeira coisa é colocar cor em uma parede. E aí deve-se ter todo o cuidado para escolher a cor certa. Sim a cor certa fará toda diferença. A cor certa vai trazer um pouco mais de conforto e bem estar. Vai ser confortável e produtivo. E pode também alegrar.

Se não for o caso de colocar uma cor em uma parede, escolha objetos coloridos, como um vaso ou um porta lápis.

Uma outra opção é colocar um papel de parede, em uma parede, com uma paisagem bem bonita, que seja do gosto de cada um. O mercado oferece opção de poder personalizar um papel de parede. Uma parede que você possa parar de tempos em tempos e olhar a “paisagem”.

Plantas são sempre bem vindas. Elas têm muitas propriedades. Aí você pode dizer, não sei cuidar de plantas. Em último caso opte por artificiais, algumas são tão perfeitas que quem não conhece diz serem naturais.

A questão do barulho. As intervenções mais simples são cortinas e tapetes que ajudam a absorver o som. Logicamente se o barulho é muito, somente isso não resolve.

Ergonomia: Cadeira e mesa confortáveis. Como muito provável você esteja usando a cadeira e a mesa da sala de jantar, ou da cozinha, elas não têm altura confortáveis para trabalhar. O ideal é que se compre uma cadeira. Mas procure ajustar sua altura com almofadas ou suporte para o notebook para ficarem pelo menos mais adequados ergonomicamente.

As crianças em casa: tanto tempo sem ir para escola e sem poder fazer as outras atividades e ainda nem podem aproveitar como se estivessem de férias de fim de ano.

A primeira dica é fazer seus espaços mais lúdicos. E claro cada faixa etária terá particularidade. Desde os menores até os maiores.

Também pensar em criar rotinas em casa, fazer eles também responsaveis, ajudando nas tarefas de casa. No meu ponto de vista criar hábitos de disciplina ajuda na formação e responsabilidade tão necessário na fase adulta.

Ajude a desenvolver outras habilidades, como tocar um instrumento, desenhar, cozinhar. Cada um pode se interessar por alguma coisa. Tem muitos cursos e tutoriais on line. Aproveite o momento.

Não sabemos ainda quanto tempo será necessario nosso isolamento social. Temos que nos adptar.

Acredito que esse momento inesperado que estamos vivendo faz a gente refletir e induzirmos a mudar nossos relacionamentos e comportamentos.

Uma oportunidade que o universo nos apresenta de aprender a realmente conviver com o próximo ao nosso lado. Uma oportunidade de ser mais presente. Perceber as diferenças de cada um. Aceitar e entender que somos diferentes. Temos personalidades diferentes, comportamentos diferentes. É preciso respeitar o jeito de ser de cada um. Tem que haver reciprocidade. Limites e respeito. A convivência e os valores começam em casa. Na família.

É muito provável depois desse momento, muitos vão optar por estarem em casa e transformar sua casa em home office. Transformar um quartinho que está entulhado, dividir uma sala enorme….

O fato é que para muitos trabalhar em casa pode ser vantajoso. Ganha mais tempo sem precisar ficar prezo em engarrafamentos. economiza com o deslocamento. Tem muitas questões favoráveis.

E certamente, agora estão olhando mais para sua casa, dando atenção em coisas que não estão tão boas, percebendo coisas que não são tão funcionais, não é do agrado, precisam melhorar.

O fato é que esse momento de home office está transformando e vai transformar a vida de muitas pessoas.

Eu desejo que essa transformação seja muito positiva. Seja para melhor. Alguns ainda não estão enxergando dessa forma. Mas lembre-se, sempre depois da tempestade o sol volta a brilhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s