Todo espaço tem uma função. Todo ambiente tem uma função. Tem uma necessidade do uso.

E baseado nas funções, nas necessidades, nos usuários, nos recursos, é como um projeto se molda e se define.

Para um hall de entrada. O que um hall precisa ter? O que é necessário ter para o espaço ser funcional? Qual a função desse espaço? É só uma passagem de acesso, de circulação? É uma possível “sala” de espera para quem chamou de um taxi? Ou para receber alguém de forma mais rápida para entregar alguma coisa, por exemplo? O que faz um hall atrativo, convidativo para quem chega? Para quem circula.

E quando faço um projeto principalmente de reforma, a pergunta é, em qualquer ambiente, o que incomoda? Qual é o problema?

Separei esse caso para falar um pouquinho.

Quando fiz o levantamento de informações para entender o que era necessário, o que incomodava, a primeira resposta foi o ambiente que precisa modernizar, nunca sofreu nenhuma intervenção. A outra resposta foi não gostamos desse lustre, se referindo ao que existia, Sim, era grande, desproporcional e ainda antiquado para alguns. Sim ele era um trambolho nesse espaço.

Um outro problema que foi identificado a existência de uma janela que dá para o externo e está ali nesse ambiente desequilibrando a composição, mas que não pode ser removida. Precisava uma solução para ela. Enfim.

Bem as soluções ficaram só no papel. O condominio não queria invetir financeiramente no projeto. Queria uma ideia! Uma ideia também é meu trabalho! Enfim.

Mas resolvi desenvolver até para me desafiar, como eu resolveria, qual seria a solução que daria? E assim fiz. Vou descrever como seria a proposta que eu apresentaria, embasada nos desejos e necessidades.

O tema orquídea foi a inspiração do projeto.

O processo criativo foi a partir desse tema. Inspiração e processo criativo costumam estar conectados.

A situação do espaço, as necessidades, o tema fizeram parte da inspiração e do processo criativo.

Como foi feito? A partir do tema comecei um brain storm, formas, cores, movimento, texturas, o local, dimensão, o que tinha que permaneceria, o que poderia harmonizar com o que ficaria? Quais seriam os elementos que poderia acrescentar. Enfim.

A forma da orquídea é bem particular, peculiar. Seu caule e raiz um pouco retorcido, ao mesmo tempo delicado. Suas cores fornece uma paleta muito original e requintada. Sofisticada.

A partir dai pensei nas soluções.

A primeira seria como “camuflar” a janela? No processo criativo surgem muitas ideias.

Escolhi criar um painel semiaberto, semifechado, móvel. Algo similar a uma persiana, porém sua forma inspirada na orquídea.

Na parede oposta um painel feito na massa com o desenho do tema, a orquídea, e pintado na cor da paleta.

E no fundo, que é a frente para quem chega, uma parede de espelhos. Teria a função de criar um pouco mais de profundidade e também reproduzir as imagens nas paredes em perpendiculares, tanto do painel na frente da janela quanto do painel quanto desenhado a orquídea.

É importante que se tenha um porquê para as escolhas e uma justificativa.

O resultado deve atender aos desejos e premissas.

Nesse caso desse ambiente deveria ser algo mais contemporâneo, mais informal e ao mesmo tempo apresentar um certo requinte.

Quanto ao mobiliário foi elencado apenas o mínimo necessário. Duas cadeiras em um modelo mais leve, com estruturas mais finas e delicadas, porém confortáveis, com assento em tecido floral com cores da paleta.

Para esse hall, somente essas duas cadeiras já bastariam.

Tudo que foi pensado atenderia a necessidade, resolveria os problemas.

Sempre enfatizo que cada situação, cada ambiente e usuários são únicos, portanto, cada resultado será único também. Até mesmo um hall de entrada.

Acompanhe meu trabalho pelo instagram.

Entre em contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s