Primeiramente o que vem a ser uma consultoria?

No caso de um serviço de arquitetura pode ser muitas coisas. A arquitetura tem um leque enorme de serviços. E o primeiro contato deve ser uma consultoria.

Você pode nem saber mas pode ter inúmeras razões para contratar um arquiteto. Sempre que tiver algo para melhorar, arrumar, amplicar, modificar, modernizar, organizar entre outras coisas mais no seu espaço, certamente você necessitará de um arquiteto.

Algumas intervenções mais simples com a consultoria já é possivel de se resolver. Existem mais de uma modalidade de consultoria. Pode ser apenas um unico contato ou algo um pouco mais completo. É preciso avaliar cada caso.

O caso dessa imagem foi uma consultoria onde eu forneci apenas diretrizes não acompanhei todo o processo.

Nesse caso fiz uma visita técnica e enviei um relatorio com as diretrizes. Na visita técnica conversei para entender o desejo e o que incomodava, fiz tambem um levantamento métrico.

Diante desse previo estudo fiz uma proposta de intervenção atendendo os desejos.

O problema desse ambiente foi a falta de espaço, onde colocar uma mesa de jantar, e se caberia a mesa. O apartamento é pequeno, como a maioria dos novos empreendimentos.

Analisando o apartamento eu sugeri eliminar a parede que separava a sala dos quartos por um corredor. Nesse caso foi possivel, a parede não era estrutural.

Nem sempre se consegue atender todas as premissas e as vezes é preciso priorizar o que de fato é mais relevante.

Nesse caso eu teria a seguinte situação. Ampliaria a sala demolindo a parede e comportando a necessidade desejada, porem as portas que davam para os dormitorios ficariam sem privacidade, sem o corredor.

Sempre é preciso fazer opções. E sempre deve -se por na balança o que vale a pena. Entre pros e contra o que realmente é mais significativo.

O perfil do usuário e sua real necessidade pesam muito no momento de avaliar o que se propõe.

E em continuidade com a intervenção sugeri as cores, o painel, os revestimentos da parede, e tudo foi embasado e justificado conforme a neessidade.

O espaço por ser pequeno sugeri um espelho revestindo uma das paredes, coloquei um amarelo mostarda em outra parede trazendo jovialidade e alegria. Na outra parede a sugestão foi um painel sobreposto vazado com cores amarelo e azul.

Um aparador na parede em amarelo e a mesa com pés de madeira e tampo claro ou branco. Cadeiras com espadar de tecidos em cor clara.

Para um ambiente pequeno é importante cores claras, que fazem parecer serem maiores.

no corredor onde dá acesso a entrada, sugestão foi um tapete tipo passadeira com estampas no sentido da largura para que esse tambem contribuisse com o conforto visual e espacial.

E assim foi. Não tenho imagens de como ficou.

Pense, o que você precisa resolver? o que te incomoda? o que não está muito bacana? Alguma coisa parece estranha em seu espaço? Certamente um arquiteto vai poder lhe ajudar. Comece com uma consultoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s