Você gostaria que seu quarto virasse uma suíte?

Muita gente tem esse sonho.

Saiba que em muitos casos isso é bem possível.

Não faça essa intervenção sem acompanhamento de engenheiro e arquiteto.

Abrir um vão para dar passagem para um banheiro pode ser ao mesmo tempo muito simples mas também muito perigoso. Por isso um profissional técnico engenheiro e arquiteto não pode faltar.

Algumas paredes podem ser construídas com tijolo chamados estruturais (ou auto portantes) e esse tipo de parede não pode ser aberto nenhum vão ou nem mesmo demolida. Para isso, por isso, a importância da presença do profissional, e se houver necessidade, deve ser feito reforço estrutural. E só assim, nesse caso, pode ser possível abrir um vão ou até mesmo demolir uma parede.

Nas paredes que são elementos apenas de fechamento, não tem nenhum papel estrutural, elas podem ser abertas ou até mesmo demolidas. Por isso é importante um profissional técnico responsavel, engenheiro e arquiteto.

Tem casos que será necessário abrir a parede para se identificar se é ou não estrutural.

E em muitos casos a planta da residência já favorece de fazer essa intervenção,  onde depois, só é necessário reorganizar o layout para que tudo esteja posicionado de forma mais adequada e funcional.

Se você tem esse sonho, faça uma avaliação, toda reforma deve ter um planejamento, com etapas até finalmente a execução. Nada de contratar o Sr Zé ou João (pedreiro) para já sair quebrando e achando que tudo é fácil de se resolver. Vai ser bem mais fácil e inclusive mais barato se tudo for feito com os procedimentos e etapas  corretas. Cuidados e critérios são necessárias para não tornar um sonho em pesadelo.

Também é posssivel acrescentar um banheiro novo, um lavabo ou mesmo o banheiro para a suite. Sempre deve ser analisado cada caso.

Uma construção de um banheiro novo pode ser feita até com dry wall. e se estiver proximo ao outro banheiro será mais favoravel de ser executado.

E na sequência “Meu banheiro pode mudar de lugar”?

Essa é uma pergunta bem frequente? E sempre se tem muitas dúvidas a respeito.

Se você mora em casa tudo se torna muito mais fácil de se resolver. Apesar de poder gerar uma grande obra, é somente sua.

Porém se você mora em condomínio vertical, prédio, já não é assim tão simples e pode nem sempre ser possível.

O primeiro ponto a considerar é o seu vizinho de baixo. Tem que haver um excelente relacionamento amigável. Se não há, pode ser que nem valha a pena se quer em conversar sobre sua intenção.

Porque quando se muda um banheiro ou mesmo somente a bacia sanitária de local, mesmo sendo ainda no mesmo banheiro, a tubulação de esgoto transpassa a sua laje de piso e caminha pela parte de cima do forro do apartamento vizinho abaixo do seu. Quando você muda de posição o vizinho de baixo vai ser incomodado com sua obra, vai precisar ter uma outra obra embaixo para abrir o forro e fazer a ligação do esgoto na rede existente.

E você terá que dar conta da sua obra e a de baixo no vizinho que também é parte da sua obra. Sem contar que também é responsável por deixar tudo em ordem do jeito que encontrou, até mesmo a limpeza.

Bem, estou me referindo somente à mudança da bacia. Se for mudar o banheiro todo de posição, pode ser um pouco mais complexo e nem sempre viável.

A rede de esgoto vai ser interligada à rede existente, e dependendo da nova localização do banheiro talvez não seja possível essa intervenção no apartamento.

Sempre se deve analisar e avaliar cada caso.

Existem modelos de bacias sanitárias que tem a saída na horizontal. Esses modelos podem vir a serem um opção em alguns casos. São modelos de valor agregado bem mais alto e a instalação deve ser preparada de maneira específica para essa instalação. De qualquer forma a rede vai ter que ser interligada a rede existente de esgoto. E essa rede é de 100mm de diâmetro. Se encontrarem rede de esgoto de bacia sanitária menor do que 100mm está errado.

A rede de água é super fácil de se resolver, ela pode ir caminhando por onde for necessário.

Então para essa pergunta, se o banheiro pode mudar de local, a resposta pode ser sim ou não. Vai depender de muitos fatores que devem ser analisados.

Sempre consulte um profissional, arquiteto ou engenheiro para sua obra de reforma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s