marmore

Mármore ou granito? Que material usar na bancada de cozinha e banheiro

Continuando a sequência sobres as pedras, vou abordar mais especificamente na utilização de banheiros e cozinhas.

Ao longo da história da construção o material para utilização nas bancadas de cozinha e banheiro cresceu muito. Materiais novos sugiram como o silistone, que é uma “pedra sintética” de estrema resistência e porosidade praticamente zero. E sem falar na variação de cores únicas. Porém seu custo ainda é um pouco mais elevado que as pedras naturais e algumas delas ainda continuam sendo utilizadas desde muitos anos como é o caso de alguns tipos de granitos e mármores.

Mas qual seria a diferença básica entre o mármore e o granito?

Muitas! A variação dos tipos de pedra, vão desde a mais popular até a mais sofisticada.

E Nessa variação engloba características da pedra de ser mais resistente ou não, mais porosa ou não, apresentar mais veios. A aparência e coloração também varia muito. Podemos encontrar várias tonalidades, algumas mais raras e nobres. E consequentemente o preço que geralmente é feito por metro quadrado também sofre grande variação.

Mármore comum, o branquinho, velho conhecido no mercado é uma pedra de baixo custo em comparado com outras. Talvez a mais em conta. Porém é uma pedra frágil, não deve ser usada em cozinhas, onde sofre mais a ação de manuseio diversos sobre a mesma.

É comum encontrar em apartamentos mais antigos a cozinha com o mármore branco. Nada contra utilizar o mármore em cozinha, porém os cuidados devem ser triplicados.

É o caso das pessoas que faz manutenção, por exemplo, na limpeza utiliza água sanitária, ou “cândida” para limpar. Erro grave! A pedra fica branquinha de imediato, mas com o tempo, o uso constante danifica o material, tornando ainda mais poroso. E consequentemente, com o uso mais poros impregnados de sujeira, ai a pessoa põe mais água sanitária, mais poros abertos, sucessivamente. é comum encontrar cavas, crateras no mármore devido ao desgaste e manutenção errada.

Portanto  o mármore vai bem em uma bancada de banheiro, considerando o uso muito menor que em uma cozinha.

Porém existem mármores mais resistentes e com valor agregado maior.

Tudo vai depender do projeto e do bolso de quem irá adquirir.

Para a cozinha são priorizados os granitos, na maioria são mais resistentes que os mármores.

As nomenclaturas variam, podem está relacionada em ser uma pedra mais nobre o não. É o caso do granito preto. Tem o preto são Gabriel, preto Ubatuba, preto absoluto. O preto absoluto, como o nome diz é mais preto, é uma pedra mais nobre e consequentemente mais cara.

Vale lembrar que as pedras são produtos naturais. E mesmo sendo classificada como o mesmo tipo de pedra sofre variações de veios, nos aspectos, na intensidade da coloração.

Uma vez me aconteceu um caso, de eu ter escolhido um mármore verde com veios verdes. E quando chegou a peça os verdes eram tão sutis que quase não se notavam. A cliente questionou, mas não foi essa pedra que escolhemos. E tive que explicar o porquê tinha acontecido aquilo.

Portanto qualquer pedra pode ser utilizada, respeitando as características de cada uma, ciente para os cuidados de manutenção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s