Aproveitando o gancho de uma discussão sobre bancadas, decidi deixar também minha contribuição.

É mais uma fase da obra, o momento de instalar as pedras de bancadas, que surgem ai também muitas dúvidas, de como deve ser.

Precisa reforço para se instalar uma pedra de bancada? Deve-se deixar com o pessoal das marmorarias para definir como será instalado?

Esse ítem depende de algumas condicionantes para se saber com precisão se será necessário um reforço ou não. E isso deve ser definido ainda em projeto.

O projeto vai definir dimensão da bancada, dimensão de saia (*1), dimensão de área seca e úmida, dimensão do frontal (*2), se tem marcenaria embaixo, se tem alguma alvenaria para apoiar, se tem base no piso.

*1 saia é a parte de baixo da bancada que contorna toda a extensão que está sem o contato da parede

*2 frontal, a parte de trás que faz o acabamento junto com a parede. Essa nomenclatura vaia conforme a região.

Cada peça de marmoraria é única, com as características de funcionalidade para cada caso. E por ser peças únicas são feitas sob medida. São recortadas e  coladas conforme o projeto. Cada recorte é único para o projeto que se destina.

As vezes a parede lateral de apoio está do lado direito, as vezes do lado esquerdo, as vezes no centro, e as vezes não tem.

As vezes a bancada tem saia mais generosa que irá “esconder” as tubulações de água e saída de esgoto.

As vezes a bancada tem áreas definidas como área seca e área molhada com diferentes dimensões.

As vezes tem torneira que sai da bancada, o furo e as instalações devem ser previstas.

A bancada pode ser grande ou pequena.

No meu ponto de vista todas as bancadas devem receber o reforço estrutural, e esse deve ser instalado junto com a colocação das bancadas,

Existem vários tipos de perfis que podem ser usados como reforço estrutural. Até mesmo a mão francesa em alguns casos, mas sempre depende do projeto.

Esse reforço geralmente é chumbado na parede e também colado sob a bancada. Alguns são grampeados na bancada e aparafusados na parede.

Tudo depende do projeto.

Uma das rações que sempre coloco os reforços é a segurança. A bancada por si só tem um peso considerável e precisa ser sustentada.

A segurança do futuro usuário é muito importante. A correta instalação é que vai garantir essa segurança futura.

Outra questão é que se a bancada está instalada com o reforço ela independe da marcenaria para se sustentar por exemplo.

E já me deparei com alguns casos, de que quando se executa a marcenaria em uma bancada sem o reforço por exemplo, o marceneiro instalador não tem o devido cuidado de também trabalhar, pensar a marcenaria como reforço estrutural.  Com o passar do tempo as peças começam a   ter alguma deformação, vão cedendo e podem até colapsar.

Problemas que podem ocorrer de vazamento nas instalações que estão sob a bancada, podem vir a comprometer a marcenaria e se a bancada tem o reforço, no futuro fica fácil de se resolver.

Outra questão relacionada a segurança, de se ter o reforço, podemos não conhecer o futuro usuário. Ele pode ser do tipo que vai subir em cima da bancada para fazem uma instalação, ou uma limpeza em alguma janela mais difícil, ou outra coisa qualquer.

Deixar a instalação totalmente por conta da marmoraria também é um risco. Como em tudo existem as boas e as nem tanto. E nem sempre eles tem essa consciência que deve se fazer o reforço, deixando mesmo para a marcenaria fazer esse papel.

Bancadas de mármore ou granito ou seja qual for o material, reforço sempre. A segurança de todos em primeiro lugar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s