marmore

Mármore ou granito? Que material usar na bancada de cozinha e banheiro

Continuando a sequência sobres as pedras, vou abordar mais especificamente na utilização de banheiros e cozinhas.

Ao longo da história da construção o material para utilização nas bancadas de cozinha e banheiro cresceu muito. Materiais novos sugiram como o silistone, que é uma “pedra sintética” de estrema resistência e porosidade praticamente zero. E sem falar na variação de cores únicas. Porém seu custo ainda é um pouco mais elevado que as pedras naturais e algumas delas ainda continuam sendo utilizadas desde muitos anos como é o caso de alguns tipos de granitos e mármores.

Mas qual seria a diferença básica entre o mármore e o granito?

Muitas! A variação dos tipos de pedra, vão desde a mais popular até a mais sofisticada.

E Nessa variação engloba características da pedra de ser mais resistente ou não, mais porosa ou não, apresentar mais veios. A aparência e coloração também varia muito. Podemos encontrar várias tonalidades, algumas mais raras e nobres. E consequentemente o preço que geralmente é feito por metro quadrado também sofre grande variação.

Mármore comum, o branquinho, velho conhecido no mercado é uma pedra de baixo custo em comparado com outras. Talvez a mais em conta. Porém é uma pedra frágil, não deve ser usada em cozinhas, onde sofre mais a ação de manuseio diversos sobre a mesma.

É comum encontrar em apartamentos mais antigos a cozinha com o mármore branco. Nada contra utilizar o mármore em cozinha, porém os cuidados devem ser triplicados.

É o caso das pessoas que faz manutenção, por exemplo, na limpeza utiliza água sanitária, ou “cândida” para limpar. Erro grave! A pedra fica branquinha de imediato, mas com o tempo, o uso constante danifica o material, tornando ainda mais poroso. E consequentemente, com o uso mais poros impregnados de sujeira, ai a pessoa põe mais água sanitária, mais poros abertos, sucessivamente. é comum encontrar cavas, crateras no mármore devido ao desgaste e manutenção errada.

Portanto  o mármore vai bem em uma bancada de banheiro, considerando o uso muito menor que em uma cozinha.

Porém existem mármores mais resistentes e com valor agregado maior.

Tudo vai depender do projeto e do bolso de quem irá adquirir.

Para a cozinha são priorizados os granitos, na maioria são mais resistentes que os mármores.

As nomenclaturas variam, podem está relacionada em ser uma pedra mais nobre o não. É o caso do granito preto. Tem o preto são Gabriel, preto Ubatuba, preto absoluto. O preto absoluto, como o nome diz é mais preto, é uma pedra mais nobre e consequentemente mais cara.

Vale lembrar que as pedras são produtos naturais. E mesmo sendo classificada como o mesmo tipo de pedra sofre variações de veios, nos aspectos, na intensidade da coloração.

Uma vez me aconteceu um caso, de eu ter escolhido um mármore verde com veios verdes. E quando chegou a peça os verdes eram tão sutis que quase não se notavam. A cliente questionou, mas não foi essa pedra que escolhemos. E tive que explicar o porquê tinha acontecido aquilo.

Portanto qualquer pedra pode ser utilizada, respeitando as características de cada uma, ciente para os cuidados de manutenção.

Deixe um comentário