Foi no primeiro contato profissional com o cliente que eu percebi o valor desse projeto.
Bastou um breve relato da proprietária, um relato da sua história. Da história da família. A decepção de achar que tinha feito um péssimo negócio porque um outro contato profissional disse para ela que não era possível.
O valor não se limitava apenas em um projeto arquitetônico para modificar o espaço físico. Fazer a reforma de ampliação. o valor estava além. É um valor intangível, impalpável. O valor para o coração em poder ocupar o espaço que foi de gerações anteriores. Um valor que tem histórias agregadas de infância. Um valor para alimentar a alma. Realizar um sonho.
Sim eu respondi, nós vamos fazer.
Realizar o sonho do proprietário era meu desafio, como profissional.
O lote tem muitas particularidades, como por exemplo, acostado em uma divisa, estreito e o programa sugerido desafiador. Nem tudo foi possível. Muitas vezes temos que priorizar algumas coisas, abrir mão de outras, sem perder a essência do projeto.
É muito comum acontecer isso em um projeto de reforma. O proprietário idealiza uma situação, mas vem a legislação e restringe alguns desejos. As limitações da execução. As vezes a limitação é o espaço físico. Em geral as pessoas não têm idéia do que cabe.
Mesmo embasado na legislação, para meu desafio, o lote em questão tinha uma particularidade que conforme a interpretação ele estava inserido em dois artigos completamente distintos. A lei não prevê com clareza essas situações. o analista do processo é quem define qual artigo vai utilizar. Eu confesso que também estava ficando preocupada.
Entre as idas e vindas ao departamento de obra, temos o projeto aprovado. O trâmite levou quase dois anos!
o sonho será construído!
Tudo parece impossível, até que seja feito! a frase é de Nelson Mandela
Acredite nos sonhos! construir um sonho é possível