Já se viu numa situação quando o sonho vira pesadelo e ai o arrependimento fica lá martelando o indivíduo?
Em muitas situações o que inicialmente seria um grande sonho a se realizar acaba se tornando um grande pesadelo. E porque isso acontece?
Vamos considerar o sonho seja algum ítem relacionado à arquitetura e por alguma razão esse sonho não se realizou. Você provavelmente já conheceu aguém que adquiriu um lote, para construir, com intensão de concretizar um sonho. E quando se deu conta esse sonho não poderia ser realizado.
Ou então alguém que fez uma locação e pretendia reformar para um determinado uso, e só depois de locado descobriu que não poderia fazer o que havia pensado.
Muitos desses casos se esbarram em legislações, com restrições construtivas, de ocupação do uso do solo.
Alguns casos o uso não é permitido.
Outros casos são de pessoas que acham que cabem um programa extenso. Só esqueceram que o espaço físico não comporta tal programa.
Tem aqueles ainda que não fizeram um planejamento e o dinheiro acabou no meio da reforma. Querem se mudar e não conseguem
São muitas situações que transforma o tão desejado sonho em um grande pesadelo e poderia ser evitado simplesmente com uma consultoria de um profissional antes mesmo de se adquirir o imóvel ou o lote para reformar ou construir.
Isso mesmo, eu disse antes mesmo de se ter o imóvel.
Poucos se dão conta disso que é possível contratar um profissional para uma consultoria prévia. Seja para construir ou reformar. No âmbito urbano é chamado de estudo de plano de massas, mas quando esse estudo se torna pontual e individual isso não tem sido levado em conta.
Imagina passar por uma situação assim, de uma reforma ou construção, e só depois de ter feito a aquisição descobrir que investiu dinheiro de forma errada, não dá para voltar a trás!
Contrate um arquiteto antes mesmo de fazer negócios! Antes da compra, antes da locação. Verifique se as leis de uso e ocupação do solo são favoráveis para o que deseja construir. Determinados municípios tem zoneamentos diferentes com permissões de ocupações diferentes conforme a região.
Verifique se na reforma você pode abrir aquela porta que deseja na outra parede. Tem construções que são feitas com tijolos chamados auto portantes e não se pode abrir nenhum vão porque eles são a estrutura e você coloca em risco a sua vida e de toda a família.
Verifique o orçamento se consegue concluir o que deseja.
São ações simples, que vale um investimento prévio de uma consultoria e/ou orientação para evitar futuros problemas. As vezes a falta do conhecimento é o problema maior.
Pense nisso, não permita o pesadelo destruir seus sonhos. Se organize, se informe, seja consciente.