ja-chamei-pedreiro

Não é raro acontecer de o pedreiro ser contratado em primeiro lugar para fazer uma reforma qualquer.

Claro, é só uma reforminha como a gente escuta dos envolvidos.

Como eu, tenho muitos colegas que já vivenciaram isso.

Um potencial cliente te liga: -“olha, eu estou te ligando, me falaram muito bem de você, você tem um espaço na sua agenda para gente conversar? ”

Sim, claro a gente sempre dá um jeito.

Tal dia, tal hora, fechado! Chega o dia e de cara quem te recebe é o pedreiro. E logo na entrada um monte de entulho e materiais de obra.

-“Este é seu João”, meu pedreiro de confiança. Ele já está adiantando aqui… (tudo quebrado, desmontado!)

– “A gente resolveu ampliar, fazer mais um pavimento…, mas agora não sabemos direito como é melhor… Onde é melhor colocar isto e aquilo… O que a Sra. acha? ”

Situação típica! Respiramos fundo para tentar criar um rapport, explicar os procedimentos, as etapas e o processo que é necessário para se fazer uma reforma.

É claro que uma situação desta já exige esforço e energia redobrados porque a pessoa já criou uma situação e acha que está certa do jeito que fez. Muitas vezes é resistente a mudanças, já está estressada com as coisas que estão dando errado e não quer reconhecer que vai só piorar e ainda gastar mais.

O fato preocupante é que apenas uma parcela muito pequena da população que faz uma obra, uma construção ou uma reforma contrata um arquiteto.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) demonstrou que somente 4% dos entrevistados contrataram ou contratarão um arquiteto.

A meu ver, falta informação sobre o que um profissional de arquitetura pode ajudar em uma reforma, uma construção ou qualquer tipo de obra.

Muitos colegas vêm publicando matérias em diversas mídias com a intenção de conscientizar a população sobre a importância de contratar um profissional de arquitetura para a realização de obras ou reformas.

Os condôminos são obrigados a ter um arquiteto e/ou engenheiro responsável para qualquer obra que se deseja fazer em um apartamento.

As prefeituras estão exigindo laudos para garantir que as obras não coloquem em risco a vida humana.

Muita gente acha que pode sair quebrando paredes, vigas e pilares e não vai acontecer nada. A falta do conhecimento é algo preocupante.

Muita gente pensa que estará economizando dinheiro em não contratar um arquiteto, mas é exatamente ao contrário. O arquiteto pode fazer muito orientando e ajudando a economizar dinheiro. Fazer obra sem arquiteto é perder dinheiro.

É preciso respeitar as etapas: a maturação das ideias, o desenvolvimento dos projetos, a busca pelos profissionais, materiais e serviços. Tudo no seu tempo certo. Existe todo um processo envolvido. Aliás, todo o processo é bem complexo.

E então? Você ainda acha que o pedreiro vai resolver tudo? Ele pode resolver muitas coisas pela vivência e experiência do fazer, mas é o arquiteto que pode trazer soluções diferenciadas e que pode prever algumas situações. É o arquiteto que vai interpretar seus sonhos de reforma e/ou construção, e colocá-los no projeto, fazendo de tudo para torná-los realizáveis.

Deixe um comentário