Um closet é um ítem bem necessário, para ter nossas coisas organizadas e de facil acesso. No dia a dia, um closet otimiza tempo para decidir e pegar a roupa que vai vestir.

Deve ser aberto ou fechado?

Ser aberto ou fechado, esse é um item que depende muito do gosto. Já conheci pessoas que não aceitavam a ideia de aberto, tinha que ter portas; e outras o aberto era bem-vindo.

Em espaços pequenos, se for fechado, é importante que as portas sejam de correr. Importante também observar a organização para não ter por exemplo o bloqueio para abrir uma gaveta.

Sempre tudo tem que ser analisado.

O fato é que a maioria dos closets são abertos. Justamente para otimizar o acesso. Tudo aberto fica visivel, fácil.

Em espaços pequenos ou não, escolher em fazer um closet com moveis planejados sob medida é a melhor opção para otimizar espaços.

Mas em espaços pequenos existem a opção de módulos aramados que podem ser adaptados e em termos de custo pode ser mais vantajoso que os móveis planejados.

Antes de se fazer um closet é preciso mapear o que se deseja guardar nele. Qual a real necessidade. Tem pessoas que tem muitos ternos, outros muitos sapatos, outras ainda, só roupa de ginastica. É muito pessoal e individual, cada pessoa tem necessidades diferentes.

É preciso identificar o que vai ficar em cabide, o que vai ficar em prateleiras, o que vai ficar em gavetas, o que vai ficar em caixas organizadoras.

Um bom momento para separar aquilo que não serve mais e nunca mais vai usar e poder liberar espaços para outras coisas. Energeticamente falando, isso é muito saudável.

Quando se faz um planejado é possível incrementar com muitos acessórios e ferragens para otimizar gavetas, prateleiras, cabideiros e ter tudo bem-organizado e de fácil acesso.

Com planejado também é possível usar acabamento com diversos padrões, como aveludado, couro e uma infinidade de texturas e cores, conforme diferentes fabricas fornecedoras.

Closets abertos tem a vantagem de, em locais que são mais propicio a mofo, ser mais arejado.

Importante para ambientes pequenos usar cores claras.

Importante também não esquecer da iluminação.

Se o closet tem iluminação natural, isso é bom. Mas se não tem é preciso utilizar das iluminações artificiais.

Um banquinho, banqueta para sentar-se, se tem espaço, é bem-vindo para calçar um sapato.

Um espelho é algo que nem sempre tem um local adequado ideal, para se ter um espelho.

Aliás, apesar de todo mundo desejar um closet, o closet nem sempre cabe em um apartamento ou um dormitório. As vezes é necessário adaptar um espaço e outro, dividir um cômodo.

O fato é temos coisas para guardar. Coisas de usos diários, pessoal. E precisam ser organizadas.

Essas são algumas dicas para como deve ser um closet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s