sala-ligiaarquitetando

Nesse post quero fazer algumas reflexões, ou melhor você que está lendo esse post faça as reflexões.

O assunto é sobre as fotos publicadas que vemos por ai de ambientes residenciais em revistas e  nas mídias.

São lindas não é mesmo? Cada projeto mais encantador que outro.

As composições perfeitas, as cores em equilibrio, os mobiliários, iluminação tudo lindo e maravilhoso! De verdade eu também acho lindo e maravilhoso.

Me encanta muito ver o belo.

Me encanta muito o design. Me encanta bastante o processo criativo e as soluções encontradas.

Eu pergunto já pararam para pensar como é o processo e etapas até tudo concluído? Já pensaram que é necessário passar por transtorno de pó, barulho, intercorrências para chegar ao resultado desejado?

Obras dá problemas sim, obra é desgastante, obra tem barulho, tem muita poeira, obra envolve pessoas de toda parte. Fornecedores, executores.

É preciso ter ciência que mesmo o profissional esteja acompanhando, mapeando, gerenciando todo o processo de projeto e obra o cliente precisa entender que o “caus” é necessário e é apenas uma fase de turbulência.

Eu sempre falo para construir o novo precisamos desconstruir o velho. Na verdade, isso tem duplo sentido, mas nem todos percebem e conseguem entender.

Quando uma pessoa decide “quero reformar” é preciso que tenha ciência disso, que o resultado não é um passe de mágica. Surge da ideia, vai para o papel e se transforma em realidade como uma mágica.  Quem pretende reformar é preciso realmente querer fazer mudanças ou intervenções conscientes que vão passar por momentos de transtornos de uma forma ou de outra. Importante entender que é apenas uma fase do processo.

Agora vamos parar e analisar uma outra questão. É claro não podemos nunca generalizar.

Algumas imagens que vemos publicadas, seriam funcionais? Poderíamos ali viver, morar? Ou é apenas uma foto bonita?

Uma noiva por exemplo que está linda e  ela usa o vestido de noiva  chiquerrmo para marcar um momento especial, ela não usa o vestido de noiva todos os dias é apenas para um registro bem marcado.

E ai eu também me pergunto até onde devemos fazer um ambiente nesse nível máximo de sofisticação, de requinte. Seria apenas para sair bonito na foto?

Onde fica então a essência do morar, do viver? De atender a função que se deseja, seja na sala de jantar, no estar, na cozinha, na área externa, no banheiro, qualquer ambiente. Do conforto do morar.

Poderia dizer que se tratando em começar a pensar em um ambiente, a desenvolver o projeto de um ambiente é preciso saber qual a função necessária para aquele ambiente e para quem vai usar.

O ambiente deve ser funcional em primeiro lugar, é o requisito numero 1.

Por essa e muitas outras razões a pessoa que decide reformar deve entender que o profissional precisa de um tempo para poder entender qual é a realidade, como é o viver e morar do cliente para atender especificamente o que precisa de fato. Porque cada um é de um jeito, cada um tem particularidades, modo de viver diferentes, gostos diferentes, as funções de cada ambiente são diferentes.

Um dormitório só por ter uma cama não pode ser tratado como o dormitório de fulano ou ciclano. Para ser o de Fulano ou Ciclano precisa estar alinhado com a personalidade de cada um. Se Fulano não gosta de TV no quarto não tem que ter TV no quarto com um painel integrado so para ficar bonito.

E disso eu digo primeiro lugar a funcionalidade, segundo lugar conforto e junto a estética e beleza. Entendo que o conforto está junto com a estética, no sentido de bem estar.

Nesse post não falei coisas que normalmente não são ditas. E por que falar?

Clientes muitas vezes buscam o belo, mas o belo nem sempre funciona. Já ouviu “minha sala é maravilhosa, tem um tapete lindo na mesa de jantar, mas a gente almoça só na cozinha”. O ambiente vira apenas uma vitrine, um modelo para sair bem na foto.

Não faz sentido não é mesmo? Ser bonito e não usar.

Clientes pensem nisso. Cooperem com os profissionais também. Coperem com informaçõe para um bom projeto. Entenda que a estética é somente uma resposta formal para atender uma funcionalidade.

Me acompanhe pelas redes, sempre coloco alguma dica, sacada, uma informação relevante.

Muito obrigada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s