o que é uma reforma de uma edificação?

Basicamente é a alteração com ou sem mudança de função, visando melhorar, recuperar as condições de habitabilidade, de uso e segurança

É muito comum se fazer uma reforma para adequar um espaço que perdeu a sua função ou necessita ser melhorado sua habitabilidade.

Ou então é muito antigo, os materiais perderam as propriedades técnicas necessárias.

E ainda também, quando sofrem patologias que comprometem a segurança e necessitam a reforma de forma emergente.

Dentre muitos casos de reforma, seja a reforma de um espaço residencial ou até mesmo comercial, a reforma ainda é uma prática muito comum para nós brasileiros onde basta ter um pedreiro faz tudo para as intervenções desejadas e aparentemente tudo certo.

Nós profissionais da construção estamos nos empenhando a cada dia transmitindo informações para a população para que essa cultura e consciência seja mudada garantindo assim um serviço com mais qualidade e principalmente segurança.

Muitas novas normas já entraram em vigor para que a pratica incorreta dos serviços de uma reforma sejam eliminadas e assim garantirem a qualidade e principalmente segurança na pratica da reforma durante e também após  a conclusão.

É preciso seguir procedimentos, mapeamentos, planejamentos para que todo o processo de uma reforma seja feito corretamente.

Se uma reforma é dentro de uma unidade de um apartamento, o morador hoje é obrigado a seguir determinados procedimentos, notificar o sindico e/ou administrador do edifício, informar sobre o que será executado, de que forma, em quanto tempo. Deve informar quem transitará pelas circulações das dependências, como será o armazenamento de materiais e também de descarte. Deverá informar se será utilizado materiais tóxicos e/ou inflamáveis. Muitos outros itens. E principalmente ter um responsável técnico de projeto, acompanhamento e execução da obra.

O responsável técnico é o profissional capacitado para auxiliar e orientar em todas as questões pertinentes.

A pessoa contesta, ah é só uma troca de revestimento! Sim uma troca de revestimento implica na remoção do antigo, de que forma será feita a remoção, o descarte, implica em verificar se o substrato está ok para assentar o novo, implica em orientar onde e como armazenar os revestimentos, antes disso, a escolha correta do revestimento, sim tem muitos tipos de revestimentos e cada um é para um uso especifico. Tem ainda o item impermeabilização, a paginação, o rejuntamento correto e uma serie de outras coisas, sem contar com os imprevistos que são muito comuns em uma reforma. Isso é só uma troca de revestimento.

Imagine uma obra de reforma com alteração de layout, demolição de uma parede, uma mudança no posicionamento de uma porta? O que parece ser supersimples, e é, se estiver sendo acompanhado de um profissional, pode colocar em risco toda a edificação.

Algumas edificações tem as próprias paredes com a função também estrutural. Se desmonta uma parede é como se quebrasse uma perna. Ou pior as duas sem se conseguir ficar mais de pé. Isso compromete toda a segurança das pessoas e também do entorno.

E é principalmente por essas questões de segurança que os proprietários e/ou inquilinos necessitam ter um profissional para fazer a reforma.

Hoje a reforma é um serviço que deve ter todo o gerenciamento necessário, deve ser levado a sério. O conhecimento técnico do profissional habilitado é um item obrigatório  para uma boa reforma a ser feita com segurança.

reforma

Anúncios

Um comentário em “O que é uma reforma?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s