Material com aproximadamente um século de existência, esteve muito presente inicialmente na indústria moveleira.

(um parênteses aqui, foi na indústria moveleira que ganhou mercado com um crescimento em destaque).

Apresenta características como resistência e praticidade. Era resistente inclusive a pontas de cigarros, hábito da época, por volta da decada de 20.

Ganhou cores, ganhou muitas padronagens, ganhou texturas, ganhou novas aplicações de uso e conquistou todo o mercado da construção civil.

É um material que pode ser utilizado em qualquer ambiente, inclusive hospitalar, cirúrgico, fábricas de eletros, etc.

Popurlamente é conhecido como fórmica,  porém Formica é o nome da marca. O material é laminado. Hoje já podemos optar entre diversos padrões em várias empresas que fabrica o laminado com excelente qualidade, para diversos usos.

Mas, então de que é feito o laminado? Que material é esse?

Feito de papel. Sim, basicamente de várias laminas bem finas de papel craft com resina fenóilica e resina melamínica que são submetidos a temperatura e pressão criando o material com suas características especificas.

A indústria cresceu e se diversificou criando laminados para usos além do moveleiro.

Não só os móveis, também é possível revestir paredes, com cores e texturas atualizados com os padrões de tendências, anteriormente só se encontrava o branco.

É possível fazer bancadas de cozinhas, tem placas que são resistentes ao color, aguentam colocar uma panela quente em cima.

São resistentes a riscos e impactos, devem ser especificados o correto tipo do laminado para o correto uso de aplicação.

São resistentes a água e manchas.

São fáceis de limpar, pois sua superfície não é porosa, não adere sujeiras ou fungos, também não amarelam. Produto muito indicado para usuários com problemas alérgicos.

São produtos considerados ecológicos, evitam a extração de madeiras nobres e pedras das jazidas, já que quando se tem um laminado com aparencia (acabamento) de madeira nobre ou pedra é feita com o papel decorativo.

Alguns laminados podem ser moldados e aplicados em bordas arredondadas.

Além das diversas opções de padronagens existentes no mercado é possível se criar um padrão personalizado, exclusivo conforme o projeto.

Vale lembrar que as chapas dos laminados se apresentam com características físicas diferentes, comprimento da chapa, espessura e peso, cada uma para um determinado uso.

A folha, chapa do laminado que se usa para revestir um armário não é a mesma que se usa para revestir uma parede ou uma bancada de cozinha. Cada chapa tem especificações diferentes.

È importante também a correta preparação da superfície e uso correto do adesivo para que a aplicação seja correta e garanta a qualidade do serviço.

A foto mostra um exemplo de utilização do laminado nas paredes de uma area de serviço e cozinha.

A chapa foi colada diretamente na massa de reboco com traço 1:3, foi passado seladora depois da cura total e então aplicado o laminado. O acabamento, rejuntamento do laminado, foi feito com material próprio para esse fim.

area-laminado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s