Gesso ou gesso acartonado? Como saber qual a melhor opção para se colocar no forro?

O mercado oferece outras opções  para serem utilizada no forro, mas nesse post focarei somente nas placas de gesso e no gesso acartonado.

É comum usuários de residências ou comércio quando estão construindo ou reformando se depararem com a dúvida:  forro de gesso ou gesso acartonado, conhecido como dry wall.

Alguns usuários inclusive nem sabe sobre o gesso acartonado. As placas de gesso são tão comuns e populares que quando se fala em forro, o gesso, muitas vezes parece ser a ” única” forma para se fazer o forro.

O gesso é um material muito antigo, popular, feito a partir de um mineral chamado gipsita, muito abundante na natureza.

Tem uma excelente plasticidade, pode ser moldado em qualquer formato. Também aceita qualquer tipo de pintura para acabamento desce de que se faça as etapas corretas.

As etapas são fixação das placas, lixamento, seladora e pintura.

É um material barato  comparado com os demais para serem utilizados em forro. Por isso a sua popularidade.

É fixado com tirantes de aço galvanizado. As placas em geral são de 60cm por 60cm. Para o acabamento, normalmente se utilizam as molduras de gesso ou roda teto. Essas molduras fazem o papel do rodapé.

As molduras de gesso podem ser de vários formatos, trabalhada, frisada, lisas, pequenas, grandes, a variedade é enorme. Normalmente são vendidas em barras lineares de 1m.

Por enquanto só vantagens em usar forro de gesso. Barato, fácil instalar, tem opções variadas de acabamento.

Porém se fosse tudo perfeito não teria surgido outras alternativas no mercado.

Vamos para algumas desvantagens mais significativas.

A primeira delas é a sujeira que fica na hora da instalação! A limpeza geralmente é difícil. Por ser um material solvente com água, quando se faz uma limpeza com um pano úmido por exemplo, quanto mais se limpa mais se suja, porque vai dissolvendo as pequenas partículas que ficam caídas e vai se espalhando o gesso.

Um outra grande desvantagem é  absorção de água. Inadequado para aplicar em banheiro ou áreas externas. A durabilidade é pequena, logo aparece pontos pretos que vão aumentando em grandes proporções com pouco tempo de uso.

Mas é claro, sempre é bom saber onde será utilizado, qual ou quais as vantagens e desvantagens que um o outro material pode oferecer.

O gesso acartonado, muitos conhece por dry wall, também tem suas vantagens e desgantagens, como qualquer outro material.

forro-placa-verde

Basicamente a maior desvantagem da placa de gesso acartonado em relação a placa de gesso comum é o custo mais elevado.

Existem muitos tipos de placas de gesso acartonado, cada uma se destina a um uso especifico. As mais comuns são ST (standart) que é a placa simples, branca, as RU (resistente a umidade), que são placas com a superfície verde e as RF (resistente a fogo) que tem sua superfície rosa, entre outras para usos mais específicos não somente em forro.

A composição de fabricação das placas varia conforme os tipos e os usos, para um banheiro por exemplo é ideal a placa verde mais resistente a umidade.  Ao contrário da placa comum de gesso, pouco provável apresentar pontos de umidade por causa do vapor de água do chuveiro. É claro se houver um vazamento no vizinho de cima caso seja uma residencia em um edificio, a placa aguenta até um certo ponto, depois de saturado o material vai apresentar mancha de umidade.

As placas são fixadas em montantes e aparafusadas. Isso é um dos fatores que encarece a instalação.

Os pontos de iluminação devem ser previstos antes em projeto para que a instalação  das luminárias esteja entre os vãos dos montantes.

As placas de gesso acartonado aceita qualquer tipo de pintura e tambem revestimentos.

Na imagem mostro algumas etapas do forro de placa verde em um banheiro. Observe, tem até pastilhas que revesti na parte vertical do forro.

A instalação deve ser feita por profissionais qualificados. Geralmente as lojas especificas que vende esse material também fornece instaladores, ou pelo menos tem indicações dos profissionais. Muitas empresas oferecem treinameto para instalação das placas de dry wall.

Como falei antes, pensar em qua o material para o forro, não é somente o gesso comum que exite no mercado. Alem de gesso comum, temos gesso acartonado, PVC, madeira.

Sempre deve se avaliar onde vai ser instalado, qual as vantagens e desvantagens e então se fazer a melhor escolha.

Espero ter te ajudado nessa questão.

Muito obrigada.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s