Já parou para pensar porque as vezes gostamos de uma edificação e as vezes não?
Já parou para imaginar que a aparencia de uma edificação comum pode ser diferente, pode ser valorizada?
Consegue imaginar o que uma simples composição de revestimentos pode fazer?
Consegue Imaginar como as cores e textura podem transmitir diferentes sensações?
A fachada é o cartão de visita de uma edificação. É o cartão de visita de quem habita, de quem utiliza.
Acredite uma simples composição nas padronagem, textura e cores de revestimentos de uma fachada pode valorizar e muito uma edificação.
Por mais simples que seja a composição vai destacá-la das demais do seu entorno, tornando única. Enaltecendo uma simples volumetria fugindo da mesmice de padronização.
É possível trabalhar a forma, seu volume e ainda a composição da verticalidade e / ou a horizontalidade.
Sem muito recurso ou muitas inovações podemos ter sensações e percepções distintas. E conseguimos isso apenas usando dois ou três materiais diferentes e composições de cores.
O mercado possui uma infinidade de opções de modelos, materiais, texturas, cores, de todos os gostos e para todos os bolsos.
Os valores podem ir de R$20,00 o metro quadrado em lojas de departamento com peças chamadas fora de linha mas que eles ainda tem em estoque até R$1.000,00 ou mais com revestimentos mais nobres encontrados em algumas butiques de revestimento.
É importante observar que cada material tem suas propriedades químicas e físicas, composições especificas e alguns cuidados específicos para o bom desempenho na utilização dos mesmos.
É importante salientar também que alguns materiais não são indicados para uso externo. Dependendo da capacidade de retenção de umidade, de não desbotamento devido as incidências solares, de dilatação e etc, alguns materiais são impróprios para uso externo. Outros são até permissivos porém com cuidados extras.
Esses cuidados também servem para tintas e texturas, pedras naturais, metais, vidros, etc.
O projeto define os materiais selecionados, paginação e pode até mesmo definir a forma a serem executados.
Nesse post falei de fachada, mas esses cuidados também se aplicam em muros, em pisos, paredes, áreas externas e internas.
É esse “carinho” e cuidado que a roupagem da edificação vai valorizá-la como um bom cartão de visitas
