O banheiro é um ambiente que vem passando por muitas transformações. É um ambiente que passou por mudanças significativas no decorrer das décadas.

A história da arquitetura referente ao banheiro é bastante interessante.

Pensar que antes nem sequer havia banheiro, depois ele passou a ser do lado de fora da residência, entrou na residência e hoje em uma residência tem mais banheiro do que qualquer outro cômodo.

Bem a intensão desse post não é falar da evolução dos banheiros e sim falar das possibilidades e do que se deve prestar atenção para uma reforma ou construção de um banheiro.

Quando é construção tudo é mais “fácil” porque se parte do início. Se ajusta no projeto. Numa reforma também pode se partir do início, a diferença é que pode haver maiores limitações.

O que considerar?

Layout.

O layout bem organizado pode valorizar e otimizar o espaço, mesmo sendo pequeno como é o caso dos banheiros atuais. As vezes a posição de uma porta, ou mesmo da cuba podem valorizar consideravelmente um layout.

Numa construção nova a limitação é atender as legislações vigentes. Cada região pode apresentar códigos de obras diferentes. É importante sempre consultar.

Nas reformas, algumas limitações de modificações, podem ocorrer dificuldades ou inviabilidade, seja por motivos da própria estrutura da edificação ou pela vizinhança.

Um exemplo para isso bem comum, é quando se deseja dividir um espaço para fazer um banheiro novo ou mudar a posição da bacia sanitária. Nesse caso a limitação pode ser o vizinho de baixo. Porém já existem meios de não incomodar o vizinho de baixo, porém o custo é maior.

Instalações

As instalações são toda a parte elétrica e hidrossanitário.

As instalações elétricas têm que prever todos ítens que podem ser necessário uma ligação elétrica. Pontos de luz, tomadas (inclusive tomada para secador de cabelo, chuveiro, exaustor, aquecedor elétrico, toalheiro, torneira. Cada vez mais temos itens elétricos. Toda instalação deve ser previsto no quadro de elétrica.

Toda parte de tubulação seja de entrada de água e também de esgoto. Seja para água fria e água quente, água de reuso, água de aquecimento solar. Tubulações para bancada, chuveiro, banheira o que for necessário para o seu banheiro. O projeto define.

O sistema hidráulico deve ser compatível, com dimensionamento correto, para a necessidade que se deseja.

Pode ocorrer que seja possível a instalação de aquecedor à gás. Da mesma forma deve se prever a instalação.

Revestimento

O importante do revestimento é a escolha adequada ao uso. O uso deve ser para áreas molhadas. Em geral vem especificado nas embalagens. Mas caso não esteja, deve-se entrar em contato com o fabricante.

Como característica importante para o revestimento deve ser um material que aguenta mudanças de temperatura, aguenta agentes químicos. São materiais resistentes para o uso.

Importante é ressaltar que material de revestimento nem sempre pode ser usado no piso, já o material de piso pode ser usado como revestimento. Quando eu me refiro a revestimento é para a parede.

São inúmeras opções para até ficar indeciso de qual tipo escolher.

E nesse ponto entra a criatividade do projeto. O revestimento além de ser funcional, é o item que vai contribuir para a estética do ambiente.

E garanto é muito mais agradável uma boa estética.

Tem opções de pintura também e muitos outros tipos de materiais que podem ser usados para um banheiro.

Louças sanitárias

Tudo tem evoluído no nos banheiros. As louças sanitárias são itens que funcionalmente evoluíram bastante. E também a estética com formas, modelos e inclusive cores.

Seus acessórios correlacionados já podem ser automatizados. Descarga acionadas automaticamente, tampa sanitária que levanta e abaixa.

É claro, como sempre falo, se tem muita tecnologia, tem valor agregado maior, o custo é maior. O preço de um carro popular não é o mesmo de uma Ferrari.

Os produtos sofisticados sempre terão um valor maior. Eles também proporcionam “experiências” diferentes. Podem agregar funcionalidade e estética.

Muitas vezes as pessoas não percebem porquê um produto comparado a outro pode ser tão mais caro. Certamente a forma de fabricação é diferente, passou por muitos estudos, já passou por muitos testes de desempenho até chegar ao produto final.

As cubas ganharam formas, modelos, materiais totalmente novos. A cuba é uma peça que pode ser uma verdadeira obra de arte. Peças exclusivas e artesanais. E isso tem um custo. Alguns mais outros menos.

Metais

Esse é um item de grandes variedades tanto de modelos quanto de custo.

Como eu disse antes, a tecnologia embutida fará a diferenciação desses produtos.

A necessidade para economia de agua, muitos fabricantes investiram para atender ao mercado com peça que podem economizar até 60% do consumo de água.

A necessidade atual de não mais se manipular o acionamento de abrir e fechar, será um item que tende a ser ainda mais desenvolvido.

Já existem peças com temporizador, com acionamento automático. A tendência é que existam mais modelos e de valor mais viável para todos.

Os metais ganharam cores novas também, para combinar com nossos projetos criativos.

Iluminação

Não é mais como antigamente que se colocava um ponto de luz no meio do banheiro, um spot sobre o espelho e bastava.

A iluminação agregou muitas funcionalidades, como por exemplo, luz que reproduz a cor com mais fidelidade para uma boa maquiagem, luz para o banho exercendo um papel de cromoterapia, luz separado para área do box. Enfim

Acessórios

São tantos acessórios que podem ter em um banheiro! Espelho, Saboneteiras, porta papel, toalheiro (inclusive térmico), organizadores, porta shampoos.

Os porta-shampoos são itens que passaram a ser uma peça integrada ao banheiro. Não mais soltas como eram antes, ainda pode se optar por esses modelos, mas a tendência para os projetos novos e reformas são os nichos instalados na área do box.

Esses nichos podem ser encontrados prontos por alguns fabricantes ou serem fabricados conforme um projeto. Os que são encontrados prontos não possuem variedades de modelos e dimensões. Já se fabricando, são inúmeras possibilidades de cor, forma e materiais.

Box

Considerada a área do banho propriamente dita, o que eu considero um ponto muito positivo são os ralos lineares. Esse são em vários tamanhos, para melhor atender sua necessidade.

Ou também os ralos que ficam “camuflados” e o acabamento é feito com o próprio material do piso.

O tradicional acrílico ou vidro impresso foram substituídos pelos vidros temperados.

Dependendo do projeto as divisórias de vidro temperados são inexistente.

Mobiliário

Os tradicionais balcões de gabinetes também ganharam evolução por peças mais leves, soltas.

Logicamente o que comanda em uma reforma é o gosto e a personalidade do usuário. E também seu poder aquisitivo. A parte financeira com o projeto vai se ajustando para ficar o melhor possível desejado.

Banheiro se tornou um ambiente de desejo, de relaxamento.

Um ambiente também de proporcionar boas experiencias. Um lavabo por exemplo, quando bem cuidado, mostra ao hospede (ou visitante) uma boa receptividade

Um banheiro deve ser bem cuidado em todos sentidos. Em se tradando do aspecto energético, é um local que pode drenar energias. Mais um motivo para ser um ambiente muito bem cuidado.

Cores

Não poderia deixar de falar também das cores. Um item que vai além da estética.

Existiu momentos que o banheiro foi branco, foi rosa, azul, verde musgo, marrom, bege. Foram ganhando cores conforme a tendência. Conforme a moda.

Hoje já se sabe que a cor é muito mais que estética.

E qual é a melhor cor para o banheiro?

Não existe melhor cor. Existem situações e intensões para a escolha e o uso de cada cor. Assim como também referente à personalidade de cada um.

Muitas pessoas preferem o verde para o banheiro, outras o azul. Há até quem prefira o vermelho ou o amarelo.

A regra é qual a necessidade e intensão? E como é o usuário. E a partir dessas respostas são feitas as escolhas para melhor atender à essas necessidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s