ANTES-DEPOIS-RIONEGRO2

O que um projeto pode fazer?
ou melhor o que é exatamente um projeto?

Partindo-se do início, das idéias, dos desejos para atender determinados usos, determinadas funções para um ambiente, o projeto nada mais, nada menos é a organização das idéias.

É a linguagem de comunicação entre uma idéia e a execução.

O que se deseja de fato é a obra construída, a reforma bem-feita, as intervenções e transformações no espaço.

Mas quando eu digo “o que um projeto pode fazer” é porque um profissional consegue transformar desejos em ideias e organizar de tal forma que possa então se materializar, ser construído ou reformado.

O processo desde o desejo do cliente, a concepção das idéias até a execução é um processo relativamente longo, tem etapas a serem vencidas.

O projeto não é um desenhinho como a maioria se refere.

O projeto envolve conhecimentos de diversas áreas, envolve a percepção do profissional entender o que o cliente quer e deseja, envolve a relação interpessoal com todos envolvidos.

O profissional quando consegue extrair exatamente o que o cliente deseja, o projeto se enriquece. Se enriquece no sentido de atender as necessidades, de ser funcional, de ser eficiente e é claro, também, ter impacto visual.

O projeto é capaz de mostrar para o cliente o que ele até então nem imaginava que pudesse ser possível. Outras soluções interessantes para o que ele desejava.

O projeto pode mostrar para o cliente que ele tem uma idéia errada do que se deseja para determinado ambiente. E ai o projeto se mostra com uma solução inovadora, impactante gerando surpresa. “Nossa! Nunca podia ter imaginado isso”

Sempre o projeto vai ter uma intenção, sempre o cliente vai ter um desejo, em diversas esferas.

Entendido os desejos, segue as etapas para o projeto até a execução.

É importante para o profissional que o cliente se expresse verdadeiramente, não omita informações.

O profissional parece um detetive para querer saber da vida do cliente, o que faz, o que gosta, os hábitos, as preferencias, os hobbies, mas na verdade ele só quer fazer um projeto bem feito que traduz todos os desejos do cliente.

O profissional quer entender os desejos e ir além, entender a personalidade de cada um para propor algo personalizado para o cliente.

Porque para um mesmo espaço, o mesmo uso, existe várias soluções. O projeto tem que ter a cara do cliente, o gosto do cliente. O projeto além de ser funcional tem que ser coerente com a personalidade de quem vai utilizar o espaço.

E o que um projeto pode fazer? Eu respondo aqui, pode transformar um ambiente. Pode transformar e impactar um ambiente, seja interno, externo, grande ou pequeno. Pode transformar a sensação de estar no ambiente.

A imagem em destaque é uma área comum de um condomínio. O espaço era muito recortado com grandes jardineiras fazendo quase um “labirinto”.

Os moradores desse condomínio são a maioria idosos. Sentiram a necessidade do espaço para desfrutarem de uma boa conversa, contemplar a paisagem, poderem ter um convívio social entre eles ali mesmo só precisando descer o elevador.

A proposta, o projeto foi direcionado nesses desejos, o espaço se tornou amplo, foi inserido rampas de acesso, pisos antiderrapante, e mobiliários para o conforto dos moradores.

Projeto é transformação não só do espaço mais da qualidade de vida das pessoas.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s