Untitled-1
Varanda Goumert espaço rotulado e muito conhecido hoje em dia, principalmente nos  apartamentos mais novos e de maior padrão.

Varanda antes era o termo usado para o espaço de fora da casa aberto mas coberto que fazia a conexão com o interno e o externo, o jardim. O mais correto nos edifícios seria sacada.

Por que varanda então? A conexão com o externo, a paisagem urbana, a rua, não mais o jardim, porque agora existe um gabarito, e não mais o terreo como antes, se o que encontramos são fechamentos com vidro.. Hoje encontramos poucos desses espaços são realmente abertos. Mesmo sendo o vidro que é um material transparente, o espaço não está mais aberto, não está mais tão integrado com o externo!

Uns proprietários fecham, alegam que é por causa do vento, da chuva de vento, outros não fecham e as fachadas perdem a leitura da concepção do partido projetual.

A questão é que quando o espaço não foi projetado para ser fechado, nem sempre as soluções para o fechamento ficam bem solucionadas. O próprio mercado não tem muitos modelos de itens e acessórios para executar o fechamento para cada caso especifico. E com o uso, esse fechamento que foi adaptado com o tempo começa apresentar problemas.

A outra questão é o “gourmet”.  Só porque tem uma churrasqueira passou a ser gourmet?

O que tenho observado em algumas plantas que esse espaço não é muito funcional, para o uso “gourmet”

O mínimo de itens agregados para que esse espaço pudesse ser de fato um espaço gourmet, estão na cozinha. E a cozinha muitas vezes em planta não está tão próxima da “varanda Gourmet”. As vezes tem que atravessar a sala para chegar até a cozinha. Não seria bem mais adequado se estivesse próxima, ao lado ou mesmo integrada a esse espaço denominado varanda gourmet?

É claro que essa descrição não é para todas “varandas gourmet”, algumas possuem todos os itens necessários suficiente para que o espaço fique funcional integrados a esse.

A imagem mostra um projeto de varanda gourmet funcional. possui churrasqueira, pia, geladeira, fogão, micro ondas, armários, e claro o espaço para o convívio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s