Por que contratar um arquiteto (2)

Muitos sabem o papel importante de contratar um arquiteto, mas, volta e meia, vejo pessoas falando: “Por que contratar um arquiteto?”

É incrível como a maioria das pessoas desconhecem o papel dos profissionais. No meu caso, estou falando sobre arquitetura. Eu pergunto: o que é arquitetura para você? O que faz o arquiteto? Muitos não sabem responder.

Há bem pouco tempo, eu estava na rua e encontrei, por acaso, um ex-professor de PHC (problemas do homem contemporâneo). Conversa vai e conversa vem, Descobri que aquela pessoa que ministrava aulas para uma universidade e formava, inclusive, arquitetos não sabia exatamente toda a essência do que significa ser um profissional de arquitetura.

Outro dia, também conversando com um colega engenheiro sobre a profissão, ele me relatou que estava fazendo um laudo que o condomínio exigira do morador, pois a reforma em questão envolvia a retirada de uma parede. Então perguntei: “E tem arquiteto?” Ele me respondeu: “Não, parece que já fizeram assim e estão fazendo todos iguais”.

O que todos fazem igual nem sempre pode ser a melhor solução, pode ser para uma pessoa, para outro menos exigente, mas dependendo do perfil de quem utilizará o espaço, a quem se destina, a função que deverá ter o espaço o fazer igual ao outro pode não ser a melhor opção. Por mais restritivo que seja o ambiente pode ter alternativas de solução para resolver um determinado espaço, as vezes até mesmo o profissional não resolve de imediato, leva um tempo, o processo da criação, a luz!

Estudamos por 5 anos! Aprendemos sobre a relação entre o espaço e o homem, aprendemos técnicas, aprendemos sobre o meio inserido no contexto urbano, histórico e social. Aprendemos legislações, aprendemos arte. Tantas disciplinas relacionadas e conectadas que permitem uma resposta formal adequada, mas, por trás dessa simples resposta, outras questões já foram levantadas, identificadas e solucionadas. Às vezes, somos até psicólogos. Nosso leque de atuação é enorme; muitos optam por se especializar, como os médicos, e atendem somente em uma área.

O arquiteto faz um ambiente, uma reforma, uma casa, um prédio, uma cidade…

O arquiteto soluciona problemas de maneira individual, caso a caso. soluciona problemas em maior escala, faz estudo de massa e viabilidade. Cada casa tem uma necessidade, uma especificidade, uma condicionante em particular. O arquiteto orienta, planeja, projeta, as vezes descobre que nem sempre é possível executar determinado projeto, com determinadas condicionantes,  técnicas ou mesmo legislativa.

E no meu ponto de vista, o mais importante o arquiteto é gente  como seus clientes.. Seu foco são pessoas, que tenham sonhos, que tenham desejos.As vezes determinadas pessoas nem sabem direito que seu verdadeiro desejo pode ser realizado simplesmente com a orientação de um arquiteto.

O arquiteto tem sensibilidade, identifica sonhos. E, princialmente, o arquiteto faz seus sonhos, do morar, habitar, viver, conviver virarem realidade.

casa1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: