Restauro é o termo usado para designar uma restauração de um bem.
Alguns imóveis são “tombados” ou recebem nivel de proteção. Em geral os que recebem niveis de proteção estão situados em uma área chamada de envoltória, ou é um elemento, edificio ou praça de valor representativo.
Qualquer intervenção que se deseja fazer, tem que passar pelos órgãos de preservação. Alguns municipais, outros estaduais e até federais, para aprovação do projeto de restauro.
Um projeto de restauro passa por varias etapas. Mesmo que seja um bem com só nivel de proteção ou mesmo tombamento, são exigidos mais critérios, muitas documentações para aprovação de uma obra de manutenção ou de restauro.
Na documentação em muitas casos, são necessários muitas pesquisas. O que vai depender do tipo do imóvel e a relevância como testemunho do patrimônio arquitetônico e urbanistíco.
Até mesmo para fazer uma manuteção de revestimento de pastilhas tem que passar por todo o processo.
Os trÂmites, além de muita documentação, são bastante burocráticos. E somente arquiteto está habilitado para fazer.
Um dos trabalhos necessários para anexar ao processo é a planta de diagnóstico onde são feitos todos os mapeamentos de manifestações patológicas existentes no edificio e/ou fachada.

O desenvolvimento do projeto demanda muito tempo e dedicação, mais do que um projeto de reforma de um ambiente ou imóvel comum.
No youtube tem um video que explico um pouco sobre isso



