As etapas para um projeto de sala comercial não diferem muito de um projeto residencial.
Sempre há uma investigação do que se deseja conseguir através do espaço, do ambiente.
As investigações são funcionais, palpáveis e não funcionais diretamente. Sempre existe algo subjetivo que o projeto deve alcançar.

Um projeto é algo além de um simples desenho. É a essência do morar, trabalhar que é traduzido em linhas, formas, cores e texturas.
O subjetivo é tão ou mais importante quanto o objetivo. As sensações que o ambiente transmite são de extrema importância, pois são elas que trarão conforto, bem-estar, qualidade de vida.
O desafio é a escolha certa de materiais, cores, texturas que no seu todo, o conjunto, possam realmente proporcionar a sensação que se deseja.
O mercado oferece uma infinidade de padrões, opções diversas. Cada uma carrega individualmente o seu valor e sua beleza.
Uma peça isolada, ou uma cor ou mesmo uma textura isolada, não representa a sensação de quando está inserida em um conjunto.
Como um mobiliário. Ele sozinho pode representar uma sensação de aconchego, mas se estiver em um espaço já completamente organizado e decorado ele pode transmitir outra sensação, até mesmo bem diferente de quando estava sozinho.
É claro que um projeto tem outras questões a serem consideradas, como a técnica, normas, legislações, etc.
Como linha de raciocínio e conduta para um projeto, que inclui também um processo criativo, vai partir sempre de mesmas etapas de pesquisa e análises, cada um com suas particularidades.
Na imagem sala comercial em Alfaville SP – Projeto Ligia Arquitetando
Nesse projeto essa sala foi completamente remodelada. Tanto em seu layout como mobiliários e cores. Inclusive os sanitários.
