Você comprou um sofá e percebeu que algo deu errado. Era tão lindo e perfeito na loja!

Parece uma questão simples, você deve pensar, só ir na loja e ver o que se gosta conforme o estilo, escolher e pronto. Não é assim como todo mundo pensa e age?

Claro, a compra também deve ser o que você se identifica conforme seu gosto e seu estilo. Bem a questão é muito mais ampla do que se pode imaginar.

Um simples sofá precisa se adequar ao espaço ao layout de onde vai ficar. Precisa ter dimensões proporcionais, precisa não atravancar o espaço. As vezes até parece caber, mas a circulação fica comprometida. Qualquer um deve poder conseguir circular livremente. E se tem crianças ou idosos isso pode se tornar um grande problema. Infelizmente cada vez mais os espaços nos grandes centros estão cada vez menores e essa circulação fica um tanto comprometida de qualquer jeito.

Já vi situações que a pessoa comprou um sofá na loja e nem coube no espaço. Isso acontece com muita frequencia. mais do que se imagina. A referência da loja é diferente da casa. Fácil, facil as pessoas errarem.

Para comprar um sofá você deve pensar em muitos itens.

Como o sofá pode ser transportado? Como o sofá chega na sua casa? Tem locais de dificil acesso, tem predios antigos que não cabe no elevador, escadas curvas e estreitas e ás vezes até a questão de içamento fica inviável. Não somente pelas condições fisicas que pode impossibilitar como também pelo custo do içamento.

Um sofá precisa cumprir a sua função corretamente, seja uma função ou mais funções. Se for só para sentar e se for também para acomodar os pés ou ainda  se for para virar cama eventualmente. Tem que acomodar os usuários confortavelmente.

Acomodar o usuário corretamente é perceber se as alturas estão corretas para quem vai usar assim como a profundidade do assento.

Eu por exemplo sou pequena, tenho pouco mais de 1,5m, a maioria dos sofás são desconfortáveis para mim, não consigo encostar corretamente.

Um sofá vai ser usado com que frequencia? A densidade da espuma ou do materia de enchimento deve ser adequada e resistente conforme a permanencia de uso. E mais uma vez para quem usa. Tem sofá que a gente afunda literalmente, pode até ser gostoso para um jovem, mas para um idoso isso não é confortável, ele pode não conseguir se levantar.

A outra questão para não passar despercebido é o tecido ou material de revestimento. Os materiais transmitem sensações. As sensações de tato, precisam ser agradáveis para os usuários, tanto para o tecido quanto para estruturas aparentes caso exista. Alguns são de metais outros de madeira, outros não tem partes aparentes, é envolto todo com tecido.

Mais um item a se considerar é o conforto térmico dos revestimentos, no caso os tecidos ou couros ou sintéticos devem ser adequados para onde vai ser utilizado. Tem materiais mais quentes que seguram o calor e outros mais fresco. Isso deve ser considerado, o fator climatico do local. Por exemplo, pode até ser um local muito quente que fica o tempo todo climatizado, ai ok ter um sofá de couro.

Se fica do lado interno ou externo, precisam ser adequados para cada situação.

Alguns materiais são mais resistentes e mais adequados para quem tem criança ou pet por exemplo. Se você pode trocar seu sofá a cada 6 meses, então desconsidere esse item.

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Um sofá pode ter muitas tecnologias embutidas no processo de fabricação, tanto com pesquisas dos materiais, revestimentos, tingimentos como também automação.

Sim seu sofá pode ter um controle remoto que inclina, que muda a posição. são itens que podem agregar conforto e qualidade da peça e qualidade de vida do usuário.

As vezes um sofá é muito mais “caro ” que outro, as pessoas questionam porque não conhecem sua fabricação e todo o processo que teve até chegar na loja, e precisam ser mais caro pela qualidade agregada.

As cores são  tão importantes quanto qualquer ítem. A cor deve  harmonizar com o conjunto do seu ambiente. Ele sozinho na loja pode te transmitir uma sensação diferente de quando estiver na sua sala. 

Essa sensação diferente acontece por causa dos outros elementos e também por causa da iluminação. A percepção da cor está totalmente relacionada à iluminação, seja natural ou artificial e também às outras cores que estão perto. Por isso deve ser analisadas no conjunto.

Concorda comigo que não é tão simples comprar um sofá?

Eu dei um exemplo para um sofá mas esse raciocínio vale para qualquer ítem que se coloca na sua casa.

Sugiro que tenha um profissonal para lhe ajudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s