codigo-porcelanatoChega a hora da compra dos revestimentos e agora? Tantas informações contém os rótulos e etiquetas das embalagens de porcelanato. Será que são importantes?

É porcelanato! “Tá escrito aqui!” Esse custa tanto, esse é mais barato e esse muito caro!

Esse é retificado diz o vendedor! O que é retificado? Não são todos retos? Ouvi isso outro dia numa loja de departamento de material de construção.

Geralmente é assim que alguns clientes se comportam numa loja de material de construção para comprar um porcelanato. O porcelanato é um revestimento mais comercializado no mercado, não só aqui no Brasil, no exterior também.

E certamente essas pessoas estão fazendo uma reforma somente com um pedreiro e com algumas raras exceções não tem formação e nem capacidade técnica para orientar, para eles tudo é porcelanato.

Aquela etiqueta colada na peça de mostruário na loja traz muitas informações. Dependendo do fabricante e da linha podem trazer mais ou menos informações.

Algumas peças e fabricantes inclusive tem certificação do produto para garantir ao consumidor o que está especificado na peça atende todos quesitos. Geralmente essas peças recebem um selo a mais na identificação do produto.

Vou citar alguns exemplos de códigos que aparecem nas peças de porcelanatos.

Alguns códigos são referentes ao uso. Ítem muito importante, porém pouca gente sabe que tem porcelanato para cada tipo de ambiente e uso. Eles possuem característica específicas para estarem em determinado uso e ambiente.

Você poderá encontrar um desses abaixo ou mais de um na mesma embalagem:

Por exemplo  uma embalagem pode aparecer os códigos FA, RE, CL Na sequencia significam permitido uso em fachada, em residencial e comercial leve.

Também existe CP e IU que são para comercial pesado e industrial urbano.

Outro código bem comum que aparece nas embalagens são os PEI que significa resistência a abrasão. Seguem uma numeração que vai até 5. o de número 5 São os mais resistentes. Esse ítem também está relacionado ao uso, se é piso ou parede, lado interno ou externo, área molhada, e também ao ambiente se é mais ou menos agressivo em condições climáticas, físicas, químicas, etc.

Outro código bem comum que aparece nas etiquetas e embalagens é em relação a tonalidade que são V1, V2, V3 e V4.

Você poderá encontrar V1, significa que a peça é bastante uniforme, não apresenta variação de tonalidade entre as peças;

V2 pode apresentar pouquíssima variedade de tonalidade entre as peças;

V3 já apresenta uma moderada variação de tonalidade, que é percebida principalmente quando se precisa comprar mais peças que não são do mesmo lote;

E V4 que apresentam grande variação de tonalidade das cores das peças.  Essa variação é proposital em algumas linhas para dá um efeito estético diferenciado.

Outra informação importante na etiqueta é sobre o acabamento da superfície, pode ser esmaltado, polido, antiderrapante, entre outras mais.

Quando se tem a informação que é retificado, é o acabamento das bordas, as laterais da peça. O retificado permite um acabamento mais uniforme, menor quantidade de rejunte, e muitas vezes juntas menores.

Na etiqueta de identificação do produto sempre vem o tamanho das peças e quantidade em metros quadrados em cada caixa. As vezes também vem a informação de quantas peças tem em cada caixa.

Vale atentar a esse ítem porque numa loja de departamento por exemplo, que tem lá a caixa exposta com a etiqueta do preço, o preço marcado na etiqueta não é o preço da embalagem e sim da metragem quadrada que varia muito conforme modelo e fabricante. Isso as vezes gera muita confusão com o cliente que não entende porque está pagando muitas vezes mais que o dobro do preço que estava marcado na embalagem.

Outras informações mais técnicas nem sempre estão nas etiquetas do produto. Para saber é preciso um suporte mais técnico muitas vezes direto como o fabricante.

Fique atento! É porcelanato! E o que mais? Como é a peça, para onde pode ser instalado? São cuidados simples que podem evitar dores de cabeça futuras.

6 comentários em “O que significa os códigos que estão nas etiquetas e nas caixas de porcelanato?

  1. Boa noite, adorei as explicações sobre tamanha, qualidade e os códigos, o que mais sabia é o PEI, que sempre uso o 5, para area interna do apartamento, agora que vou reformar outro apartamento que vim morar, ficou mais facil sobre comprar porcelanato, antes tinha comprado ceramica.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Esse eu preciso pesquisar, porque alguns fabricantes tem codigos e nomenclaturas diferentes e especificas, às vezes para o acabamento da superficie, se é antiderrapante por exemplo o tipo da granulometria da superficie. Enfim vou pesquisar. Obrigada por acompanhar por aqui

      Curtir

Deixe um comentário