Em uma obra nova ou reforma, quando chega a etapa de finalizar o acabamento, sempre tem o questionamento pintar, que cor, textura, papel de parede, revestir, etc. O mercado oferece uma gama quase infinita de opções para todos gostos e todos bolsos e para aqueles consumidores indecisos tantas opções só fazem se sentirem ainda mais indecisos.

Vamos abordar somente item pintura nesse post.

Se a parede é nova ou antiga, se a parede está crua ou já pintada, para um bom resultado é necessário segui uma sequência de métodos e etapas para um bom resultado. As etapas devem ser respeitadas, bem como o tempo de cada uma, cura, selagem, emassamento, secagem, pinturas.

Como saber qual a melhor escolha se o mercado também oferece muitas escolhas? A escolha do tipo de tinta mais adequada vai ao encontro ao resultado que se pretende e a função que se deseja além do simples acabamento.

Também é necessário distinguir que cada ambiente deve ser pintado com uma tinta especificas para o ambiente, seja esse externo, interno ou áreas úmidas.

A tinta é uma composição química acrescida de pigmentos que depois de aplicada e totalmente seca forma uma película de proteção e acabamento. Essa película pode ser impermeável ou parcialmente impermeável, são conhecidas como tintas respiráveis.

As tintas também podem ter funções extras de proteção como anti fungo, proteção solar e etc.

O aspecto final, liso, áspero depende da boa escolha da tinta a ser utilizada.

Em conjunto com as tintas vem os materiais correlatos lixas, pinceis, rolos, todos esses também devem ser escolhidos criteriosamente para que o efeito das tintas seja o desejado. Esses materiais têm formas, texturas, composições, com especificidade para cada uso de tinta.

parede-1

No exemplo a imagem, a pintura é uma pintura mural.
Não é adesivo, é pintura direto na parede. Toda parede foi pintada antes de se instalar o mobiliário. É único e exclusivo.

As pinturas murais eram muito utilizadas no início do século passado, as vezes aparecia em forma de barrados em alturas variadas. Os temas também eram diversos. Edifícios históricos estão sendo descobertos através de técnicas de decapagem por profissionais muito especializados. É possível que você visite um espaço e se depare com uma pintura mural que foi descoberta no trabalho de restauro.
As etapas para pintura, de um modo geral, para a pintura PVA ou látex que é mais utilizada na maioria dos caso é a seguinte:

Depois que a superfície estiver curada e seca, inicie a preparação para pintura na seguinte ordem: raspe e elimine excessos e partículas soltas; lixe para uniformizar a área a ser pintada; elimine toda a poeira; remova manchas de contaminação de óleo com água e sabão. Aplique seladora/impermeabilizante, depois de seco aplique a massa PVA ou acrílica. Lixe novamente, retire o pó, e pinte com látex PVA ou acrílico, utilizando rolo de lã ou rolo sintético adequado e pinceis conforme a necessidade de área de pintura.
No exemplo da imagem, nesse caso a parede já estava previamente preparada, já rebocada e emassada. Foram retiradas as imperfeições, eliminação dos furos existentes com massa corrida e lixamento em duas etapas. A etapa final utilizada foi utilizada uma lixa número 180.A próxima etapa foi a base branca em pva.
Ainda no exemplo da imagem, o “quadro”, a pintura mural, a primeira etapa foi a preparação do fundo utilizando três cores com técnicas mista e esponjado.
As próximas etapas foram como se estivesse fazendo um quadro utilizando vários tipos de pinceis e as tintas utilizadas foram pva com pigmento e acrílica para tela.
O mobiliário foi instalado e foram pintado mais peixinhos, aprimorando a composição.

Contrate um arquiteto, mesmo que seja para apenas uma consultoria, orientação para um primeiro momento. Não que você tenha que fazer uma pintura mural, sua necessidade pode ser bem distinta.O arquiteto pode propor ideias e inovações.

O ingrediente principal é apenas deixar fluir a criatividade.

Anúncios

Um comentário em “Pintando parede, contrate um arquiteto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s