O que vem a ser uma planta de cronologia construtiva?

Quando se precisa fazer uma intervenção em uma edificação mapeada ou tombada como patrimônio arquitetônico, um projeto de restauro, alguns procedimentos são requeridos. Principalmente quando uma determinada edificação sofreu ao longo da história inúmeras modificações e perdeu suas características essenciais e significativas.

E um desses procedimentos é a planta de cronologia construtiva.

A planta de cronologia construtiva surge no momento em que se faz a pesquisa histórica para conhecer o imóvel, certificar-se seu valor como representação arquitetônica, histórica e também cultural. E mais ainda, identificar, mapear qual o período mais relevante para ser representado como bem de patrimônio arquitetônico.

Nem sempre é possível fazer essa leitura de cronologia com precisão, nem sempre encontramos material de pesquisa, iconografias e mesmo plantas antigas suficiente para montar esse quebra cabeça. As vezes  é possível identificar in loco algumas intervenções que deixam pistas marcadas, como por exemplo aberturas ou fechamento de vãos.

Para o projeto de restauro, vale salientar, que algumas linhas de pensamentos podem tomar direcionamentos diferentes, respostas formais distintas, bem como o nível de proteção ou tombamento que a edificação está mapeada.

Para um projeto de restauro onde é necessário retornar as características originais, pode ocorrer que o período mais antigo da edificação, o período da construção em si, não seja o  mais relevante no período histórico.É ai a importância da planta de cronologia construtiva mapeando as diversas intervenções ao longo do tempo.

Para planta de cronologia utilizamos a mesma planta da edificação com cores distintas para identificar os períodos do mais antigo até o mais atual .

A imagem exemplifica uma planta de cronologia que sofreu poucas intervenções no período histórico preservando muitas de suas características.

Um comentário em “Planta de cronologia construtiva

Deixe um comentário